Configurar um DVR, ou stand-alone, para ser acessado remotamente não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para quem não tem nenhuma experiência segue abaixo um tutorial passo a passo de como configurar seu stand-alone para ver suas câmeras de qualquer lugar que tenha acesso a internet.
1º Passo: Verificar as informações da sua rede
Clique em iniciar > executar > digite CMD e de enter.
No Prompt de Comando que abriu digite ipconfig e de enter.
Anote as seguintes informações para uso posterior:
- Máscara de sub-rede
- Gateway padrão
2º Passo: Configurar o stand-alone (acesso interno e externo)
Como há vários modelos o caminho para configurar cada DVR pode variar, mas a premissa é a mesma.
Menu > Advance > Network
Em Network Type, de O.k em Static e coloque as informações que pegou do computador.
IP: De sua preferência. ( Exemplo: 10.0.0.120)
Gateway: 10.0.0.1
Netmask: 255.255.255.0
Volte para o Menu Network.
DNS: 10.0.0.1 (o mesmo do gateway)
Port: É a porta para acessar seu DVR. Neste exemplo eu vou usar a porta 1227, mas você pode usar os números de sua escolha.
Obs.: Se o que você quer é o acesso interno, que da para visualizar as câmeras de qualquer computador ou dispositivo que esteja conectado a sua rede interna, já esta feito não precisa configurar mais nada. Para visualizar as câmeras basta entrar no seu navegador de internet e entrar no seguinte endereço: http://ip-stand-alone:porta (Ex: http://192.168.0.120:1227)
3º Passo: Fixar IP externo
Em quase todos serviços de internet disponíveis o nosso IP externo não é fixo, e sim dinâmico, ou seja toda vez que seu roteador é desligado ou desconectado a próxima fez que ele se conectar com seu serviço de internet será com um IP diferente. Aí esta o problema, para acessar o stand-alone nos precisamos saber o IP externo atual da rede que ele esta conectado, já que não é viável ir ao local onde o stand-alone esta fisicamente para conferir o endereço IP toda vez que o roteador é desligado nos iremos usar um serviço que atualize o IP automaticamente.
Os dois mais usados são o No-IP e o DynDNS, os dois são pagos mas o No-IP tem a possibilidade de atualizar gratuitamente até três IPs por conta, por este motivo eu vou usar o No-IP para demonstração, mas nos dois a configuração é basicamente a mesma.
Primeiramente crie uma conta no No-IP, após isso entre na conta criada e clique em “Add Host”.
Na próxima pagina escolha o “Hostname” que usara para acessar seu DVR, não altere mais nada e clique em “Add Host” no final da página.
Pronto seu hostname está criado.
4º Passo: Configurar o roteador:
Agora o que vamos fazer é fixar o IP e a porta do stand-alone. O roteador que estou usando nesse tutorial é o “WRN 240” da Intelbras, mas a configuração é basicamente a mesma para qualquer roteador.
Primeiramente você vai em Redirecionamento > Servidor Virtual > Adicionar
Coloque as informações do DVR e clique em salvar.
Após salvar, a porta e IP que você configurou irão aparecer assim:
Algumas pessoas preferem fazer a liberação de portas pelo DMZ, como será demostrado abaixo, mas ao habilitar o DMZ no seu modem ou roteador, você estará comprometendo a segurança do seu dispositivo. Faça sempre a liberação das portas manualmente, como demostrado acima..
Em segurança de computadores, uma DMZ ou zona desmilitarizada (do inglês demilitarized zone ou DMZ), também conhecida como rede de perímetro, é uma sub-rede física ou lógica que contém e expõe serviços de fronteira externa de uma organização a uma rede maior e não confiável, normalmente a Internet. Quaisquer dispositivos situados nesta área, isto é, entre a rede confiável (geralmente a rede privada local) e a rede não confiável (geralmente a Internet), está na zona desmilitarizada.
Redirecionamento > DMZ > Selecione ativar, coloque o IP do DVR e salve.
O próximo passo é configurar o roteador para atualizar automaticamente o IP da sua rede na sua conta do NO-IP.
Vá em DNS Dinâmico, coloque as informações da sua conta e o hostname/domínio que você criou, clique em entrar. Depois que o “Status da Conexão” estiver como “Conectado!” clique em salvar.
É isso, agora você pode ver suas câmeras de qualquer lugar do mundo.
Se tiver dúvidas ou sugestões deixe nos comentários.
321 Comentários
Arthur, verifica se a configuração do DDNS esta correta.
Ola Cardoso, abri as portas no modem e no roteador e o acesso remoto ainda sim nao funciona, so na rede local e o no-ip captou o ip do roteador depois do modem ao qual coloquei o ddns, ao acessar me retorna o seguinte erro dvr não encontrado. O que pode ser? tenho de ligar na operadora que no caso ser a Net e pedir para que abram a porta no ip externo?
Boa Tarde, seguindo os passos para acesso remoto, conseguir acessar tanto internamente como externamente, só que passada algumas horas para de funcionar o acesso. Quando vou olhar as configurações estão todas lá, tanto no dvr quanto no roteador, para voltar a funcionar tenho que fazer novamente o acesso, aí mais uma vez volta a funcionar por um tempo depois para, o que estou fazendo de errado para as configurações ficarem resetando?
Muito Obrigado a Todos
Daniel, é assim mesmo. Em alguns dispositivos o acesso pelo "host name" só funciona no acesso externo. Já outros, normalmente os mais novos, funciona tanto no externo como no interno.
Mas para você acessar na rede interna é só usar o IP no lugar do "host name".
Boa noite, M.a Cardoso
a minha dúvida é a seguinte.
o acesso remoto está feito e funcionando.
Acesso ele via internet explore interno e externo, porém pelo celular eu só consigo acessar se estiver em outra rede diferente da rede do dvr. Ou seja se eu estiver conectado pelo wi-fi na mesma rede do DVR, eu não consigo acessar as câmeras, sempre dá "servidor indisponível" dai eu desligo o wi-fi e conecto na rede 3G do celular e funciona normalmente.
E tenho alguns clientes que faço o mesmo processo, uso o mesmo modem/roteador e o mesmo DVR e funciona o acesso interno pelo wifi e celular. Qual é o segredo?
CARDOSO, VOCÊ PODE ME ADICIONAR NO SKYPE PARA TIRAR UMA DÚVIDA MINHA?
skype: cleversonsvistalski
Pessoal, não poderia deixar de contribuir com as informações e passar a minha experiência. Consegui acessar remotamente pela internet e deixo alguns detalhes aqui:
1 – Chegaram a falar em outro lugar que a GVT bloqueia o acesso externo e que talvez teria que contratar o serviço de IP fixo, mentira, possuo GVT e estou acessando pela internet normalmente.
2 – As configurações disponibilizadas pela internet e aqui pelo blog estão corretas, seguí todos os passos, porém existe um detalhe principal que descobri em outro forum que é tentar acessar as câmeras em outra rede externa e não na rede que você está utilizando, não funciona mesmo, tem que ser em outra rede externa. Na interna só vai acessar localmente.
3 – Utilizo um roteador normal e fiz as configurações de liberação das portas explicadas aqui no blog.
4 – Muita gente se atrapalha na questão da configuração do serviço no-ip e dyndns, você pode utilizar o ip externo do roteador normal e testar as configurações e depois sim pode pensar na atualização automática do ip dinâminco.
Abraços, espero ter ajudado.
Will, vamos marcar dia e horário que você esteja na loja para agente dar uma olhada nisso por acesso remoto.
E-mail: blog.interside@gmail.com
SKYPE: interside.blog
Boa noite M.a cardoso ,
eu já fiz essas configuraçoes , habilitei todos os controles activex e plugs inclusive alguns nao sao recomedados mas eu os habilitei assim mesmo rs, e mesmo assim nao consegui acessar as cameras (internamente e nem externamente ), tbem atualizei o meu internet explorer (notbook)para ver se era esse o problema e tbem nao adiantou . . . olha o negocio é muito mais dificil do que eu imaginava rs espero contar com a sua ajuda . . .
aguardo contatos !!
will
léo ûka, só tem o modem da NET humax ou tem mais algum roteador antes no DVR?