Configurar um DVR, ou stand-alone, para ser acessado remotamente não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para quem não tem nenhuma experiência segue abaixo um tutorial passo a passo de como configurar seu stand-alone para ver suas câmeras de qualquer lugar que tenha acesso a internet.
1º Passo: Verificar as informações da sua rede
Clique em iniciar > executar > digite CMD e de enter.
No Prompt de Comando que abriu digite ipconfig e de enter.
Anote as seguintes informações para uso posterior:
- Máscara de sub-rede
- Gateway padrão
2º Passo: Configurar o stand-alone (acesso interno e externo)
Como há vários modelos o caminho para configurar cada DVR pode variar, mas a premissa é a mesma.
Menu > Advance > Network
Em Network Type, de O.k em Static e coloque as informações que pegou do computador.
IP: De sua preferência. ( Exemplo: 10.0.0.120)
Gateway: 10.0.0.1
Netmask: 255.255.255.0
Volte para o Menu Network.
DNS: 10.0.0.1 (o mesmo do gateway)
Port: É a porta para acessar seu DVR. Neste exemplo eu vou usar a porta 1227, mas você pode usar os números de sua escolha.
Obs.: Se o que você quer é o acesso interno, que da para visualizar as câmeras de qualquer computador ou dispositivo que esteja conectado a sua rede interna, já esta feito não precisa configurar mais nada. Para visualizar as câmeras basta entrar no seu navegador de internet e entrar no seguinte endereço: http://ip-stand-alone:porta (Ex: http://192.168.0.120:1227)
3º Passo: Fixar IP externo
Em quase todos serviços de internet disponíveis o nosso IP externo não é fixo, e sim dinâmico, ou seja toda vez que seu roteador é desligado ou desconectado a próxima fez que ele se conectar com seu serviço de internet será com um IP diferente. Aí esta o problema, para acessar o stand-alone nos precisamos saber o IP externo atual da rede que ele esta conectado, já que não é viável ir ao local onde o stand-alone esta fisicamente para conferir o endereço IP toda vez que o roteador é desligado nos iremos usar um serviço que atualize o IP automaticamente.
Os dois mais usados são o No-IP e o DynDNS, os dois são pagos mas o No-IP tem a possibilidade de atualizar gratuitamente até três IPs por conta, por este motivo eu vou usar o No-IP para demonstração, mas nos dois a configuração é basicamente a mesma.
Primeiramente crie uma conta no No-IP, após isso entre na conta criada e clique em “Add Host”.
Na próxima pagina escolha o “Hostname” que usara para acessar seu DVR, não altere mais nada e clique em “Add Host” no final da página.
Pronto seu hostname está criado.
4º Passo: Configurar o roteador:
Agora o que vamos fazer é fixar o IP e a porta do stand-alone. O roteador que estou usando nesse tutorial é o “WRN 240” da Intelbras, mas a configuração é basicamente a mesma para qualquer roteador.
Primeiramente você vai em Redirecionamento > Servidor Virtual > Adicionar
Coloque as informações do DVR e clique em salvar.
Após salvar, a porta e IP que você configurou irão aparecer assim:
Algumas pessoas preferem fazer a liberação de portas pelo DMZ, como será demostrado abaixo, mas ao habilitar o DMZ no seu modem ou roteador, você estará comprometendo a segurança do seu dispositivo. Faça sempre a liberação das portas manualmente, como demostrado acima..
Em segurança de computadores, uma DMZ ou zona desmilitarizada (do inglês demilitarized zone ou DMZ), também conhecida como rede de perímetro, é uma sub-rede física ou lógica que contém e expõe serviços de fronteira externa de uma organização a uma rede maior e não confiável, normalmente a Internet. Quaisquer dispositivos situados nesta área, isto é, entre a rede confiável (geralmente a rede privada local) e a rede não confiável (geralmente a Internet), está na zona desmilitarizada.
Redirecionamento > DMZ > Selecione ativar, coloque o IP do DVR e salve.
O próximo passo é configurar o roteador para atualizar automaticamente o IP da sua rede na sua conta do NO-IP.
Vá em DNS Dinâmico, coloque as informações da sua conta e o hostname/domínio que você criou, clique em entrar. Depois que o “Status da Conexão” estiver como “Conectado!” clique em salvar.
É isso, agora você pode ver suas câmeras de qualquer lugar do mundo.
Se tiver dúvidas ou sugestões deixe nos comentários.
321 Comentários
Eduardo, qual o fabricante do DVR?
BOA NOITE
ESTOU COM UM PROBLEMA, VENHO SEGUINDO ESSES PASSOS TUDO CERTO POREM NA HORA DE ACESSALO REMOTAMNETE DE UM SMARTFHONE, NÃO FUNCIONA, E A INTERNET É VIVO FIBRA SERÁ QUE ÉO ONT QUE ESTA BLOQUENADO
Danilo, você não achou no modem da vivo aonde fazer as configurações para liberar as portas, ou achou e fez as configurações mas não funcionou?
Anônimo, qual o endereço do no-IP que você esta usando. Se quiser me passa pelo e-mail.
blog.interside@gmail.com
Boa noite,
Não consigo conectar o roteador (tplink) com o no-ip no DNNS dinâmico. Todos os dados estão corretos mas não conecta. Usando o >ping username.no-ip.org está normal, ou seja, está respondendo exatamente o meu IP. Por que será que não está concectando? grato.
Leandro, alguns roteadores não tem a opção para configurar DDNS do No-IP. Quase todos tem o DynDNS.
Se você quiser eu posso liberar um "hostname" do DynDNS por R$ 15,00/ano.
Criei uma conta no no_ip mais na hora de colocar no roteador da gvt não tem como colocar o nome provedor ele só aceita o que já veio nele
"Câmeras e Cerca Elétrica", normalmente se o IP do modem esta em uma classe diferente do IP do roteador é necessário configurar o modem também. E o DDNS é preferencialmente configurado no modem.
Esse problema de não abrir os sites e ir para a pesquisa é muito estranho mesmo. Da uma olhada no DNS. se puder muda para o DNS publico da Google. (8.8.8.8 e 8.8.4.4)
Outra coisa também são as portas, eu aconselho você mudar as portas. Essa porta que você esta usando esta a lista de portas comumente usadas, é difícil de acontecer mas pode esta tendo conflito de portas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_portas_de_protocolos#Portas_1058_a_47808)
Tenta dar um "reset" no roteador, verifica se vai funcionar tudo direitinho e depois faz as configurações para o acesso novamente.
Quando o DVR só tem suporte para IE uma das alternativas é usar um plugin para o Firefox e Chrome, que simula o IE. O nome do mais usado é "IETab", tem para Firefox e Chrome.
Olá Cardoso. Já fiz vários acessos remotos em Dvrs mas o último que estou tentando está me dando um trabalho. É o seguinte, lá tem um modem da net, roteador humax e Dvr Luxon. Sempre consegui acessar sem precisar mexer no modem, apenas abro as portas no roteador e configuro o Dvr normal e assim o fiz. Neste local existem alguns computadores ligados em rede via cabo no mesmo roteador onde está o Dvr a cabo também. Fiz todos os procedimentos normal chequei as portas Ok. Consegui acessar no iphone via Meye mas fica atualizando e as vezes da erro de login/senha aí acesso de novo e funciona, acredito que deve ser outro programa para acessar. No IE consegui acessar internamente pelos IPs interno e externo mas não por dns no-ip Ok. Mas o que está acontecendo de estranho é que os computadores da rede acessam apenas o site do Google e fazem pesquisa, quando clico em um site não abre, em todos os navegadores está igual. Não abre nenhum site, só pesquisa do Google ele traz o resultado da pesquisa mas não abre a página que clico. Não sei o que pode estar acontecendo, não mexi em nenhuma outra coisa no roteador, apenas abri portas e no dmz. O mais curioso é que o wi-fi funciona normalmente no note. Abre tudo normal, apenas o acesso ao Dvr não funcionou porque é um note Apple sem IE. O Dvr parece ser um pouco antigo (não fui eu quem forneci, estou tentando fazer o acesso remoto apenas) e parece não ter suporte ao Chrome ou Firefox. Os dados são:
IP do dvr: 192.168.0.111
Porta HTTP: 9090
Porta mobile: 8000
Portas adicionais existentes no dvr: 6001 e 6002. Abri todas.
Estou pensando que pode ser algum conflito de IP, mas no momento só haviam 3 máquinas ligadas.
O problema pode ser a porta, no MEye é usada a porta para celular e para acessar no computador é usada a porta http.
Você consegue acessar o DVR pelo computador? Se sim você esta usando o porta http.