Configurar um DVR, ou stand-alone, para ser acessado remotamente não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para quem não tem nenhuma experiência segue abaixo um tutorial passo a passo de como configurar seu stand-alone para ver suas câmeras de qualquer lugar que tenha acesso a internet.
1º Passo: Verificar as informações da sua rede
Clique em iniciar > executar > digite CMD e de enter.
No Prompt de Comando que abriu digite ipconfig e de enter.
Anote as seguintes informações para uso posterior:
- Máscara de sub-rede
- Gateway padrão
2º Passo: Configurar o stand-alone (acesso interno e externo)
Como há vários modelos o caminho para configurar cada DVR pode variar, mas a premissa é a mesma.
Menu > Advance > Network
Em Network Type, de O.k em Static e coloque as informações que pegou do computador.
IP: De sua preferência. ( Exemplo: 10.0.0.120)
Gateway: 10.0.0.1
Netmask: 255.255.255.0
Volte para o Menu Network.
DNS: 10.0.0.1 (o mesmo do gateway)
Port: É a porta para acessar seu DVR. Neste exemplo eu vou usar a porta 1227, mas você pode usar os números de sua escolha.
Obs.: Se o que você quer é o acesso interno, que da para visualizar as câmeras de qualquer computador ou dispositivo que esteja conectado a sua rede interna, já esta feito não precisa configurar mais nada. Para visualizar as câmeras basta entrar no seu navegador de internet e entrar no seguinte endereço: http://ip-stand-alone:porta (Ex: http://192.168.0.120:1227)
3º Passo: Fixar IP externo
Em quase todos serviços de internet disponíveis o nosso IP externo não é fixo, e sim dinâmico, ou seja toda vez que seu roteador é desligado ou desconectado a próxima fez que ele se conectar com seu serviço de internet será com um IP diferente. Aí esta o problema, para acessar o stand-alone nos precisamos saber o IP externo atual da rede que ele esta conectado, já que não é viável ir ao local onde o stand-alone esta fisicamente para conferir o endereço IP toda vez que o roteador é desligado nos iremos usar um serviço que atualize o IP automaticamente.
Os dois mais usados são o No-IP e o DynDNS, os dois são pagos mas o No-IP tem a possibilidade de atualizar gratuitamente até três IPs por conta, por este motivo eu vou usar o No-IP para demonstração, mas nos dois a configuração é basicamente a mesma.
Primeiramente crie uma conta no No-IP, após isso entre na conta criada e clique em “Add Host”.
Na próxima pagina escolha o “Hostname” que usara para acessar seu DVR, não altere mais nada e clique em “Add Host” no final da página.
Pronto seu hostname está criado.
4º Passo: Configurar o roteador:
Agora o que vamos fazer é fixar o IP e a porta do stand-alone. O roteador que estou usando nesse tutorial é o “WRN 240” da Intelbras, mas a configuração é basicamente a mesma para qualquer roteador.
Primeiramente você vai em Redirecionamento > Servidor Virtual > Adicionar
Coloque as informações do DVR e clique em salvar.
Após salvar, a porta e IP que você configurou irão aparecer assim:
Algumas pessoas preferem fazer a liberação de portas pelo DMZ, como será demostrado abaixo, mas ao habilitar o DMZ no seu modem ou roteador, você estará comprometendo a segurança do seu dispositivo. Faça sempre a liberação das portas manualmente, como demostrado acima..
Em segurança de computadores, uma DMZ ou zona desmilitarizada (do inglês demilitarized zone ou DMZ), também conhecida como rede de perímetro, é uma sub-rede física ou lógica que contém e expõe serviços de fronteira externa de uma organização a uma rede maior e não confiável, normalmente a Internet. Quaisquer dispositivos situados nesta área, isto é, entre a rede confiável (geralmente a rede privada local) e a rede não confiável (geralmente a Internet), está na zona desmilitarizada.
Redirecionamento > DMZ > Selecione ativar, coloque o IP do DVR e salve.
O próximo passo é configurar o roteador para atualizar automaticamente o IP da sua rede na sua conta do NO-IP.
Vá em DNS Dinâmico, coloque as informações da sua conta e o hostname/domínio que você criou, clique em entrar. Depois que o “Status da Conexão” estiver como “Conectado!” clique em salvar.
É isso, agora você pode ver suas câmeras de qualquer lugar do mundo.
Se tiver dúvidas ou sugestões deixe nos comentários.
321 Comentários
O modelo do seu Arris é o TG862, igual o da foto nesse link? http://migre.me/s1kXE
Aparentemente, esse modelo não tem a opção de configurar DDNS.
Você tem um roteador depois do modem? Se tiver, você pode colocar o modem em modo bridge e configurar o DDNS no roteador.
Outra opção é configurar o DDNS no próprio DVR.
Se tiver mais alguma dúvida sinta-se a vontade para comentar novamente, eu faça uma pergunta em nosso fórum: http://forum.interside.org
Boa tarde !!!
Na minha residência o modem é o da Arris da NET. E não consigo encontrar a opção do DNS Dinâmico, que seria a parte da finalização. Você poderia me dar um auxílio nessa parte ?
Você sabe de quantos canais seu DVR é?
Felipe, se o aplicativo que você está usando tiver como adicionar mais de um aparelho, adiciona um com o DDNS e outro com o IP interno.
Dessa forma você não vai ter que ficar mudando a configuração, basta mudar o dispositivo que vai ser aberto no app, quando estiver na rede interna abre "DVR interno" e quando estiver em outra rede abre "DVR externo".
Se tiver dúvida pode entrar em contato, e visite também nosso fórum: http://forum.interside.org/
Olá, consigo acessar externamente usando ddns. Internamente só consigo acessar digitando o IP interno, se colocar o IP externo ou host ddns, não abre.. Não consigo ver lógica nisso.. O problema é que ao invés de deixar o App do celular configurado só para o ddns, tenho que ficar alternando a configuração para rede interna quando estou na minha rede local.. Teria como resolver isso? Utilizo modem gvt, nesse mesmo modem está ligado às câmeras, depois do modem vem um roteador Asus na qual o celular e computadores estão conectados.. Parabéns pelo ótimo tutorial! Abs
Boa tarde,
Éder Dias, no seu caso, com dois DVRs, basta direcionar todas as portas usadas pelos DVRs, e não configurar a DMZ. Ou se preferir colocar só um dos dois na DMZ.
A DMZ garante que o DVR tenha uma conexão direta com a rede externa, mas se você configurar o direcionamento de portas corretamente pode deixa de configurar a DMZ. Só com o direcionamento já vai funcionar bem.
Primeiramente, parabéns pela explicação.Tenho dois Stand Alone da JFL, como devo fazer para ter acesso externo aos dois, ou melhor acesso as imagens, porque na explicação vi que tem para colocar o IP do Stand Alone na DMZ do roteador, mais só tem lugar para colocar um IP. Como devo fazer? Obrigado
At.
Éder Dias
RCOUTO29, entra em contato pelo chat, fica mais fácil de trocar informações: http://interside.blogspot.com.br/p/contato.html
Caro amigo, obrigado por tentar a me ajudar a configurar o meu DVR internamente e externamente, só que no meu caso o meu DVR a configuração é diferente dessa sua apresentada, vou descrever aqui o meu DVR :
DVR É O SURVEILLANCE SYSTEM H.264 DIGITAL VÍDEO RECORDER E O MEU MODEM É UM POWER BOX DA GVT SAGEMCOM MODELO F@ST 5350 GV DE 50MB VDSL, se puder me ajudar ficarei muito grato.Obrigado.]
RCOUTO29
Junior, tenta entrar em contato pelo chat, fica mais fácil de trocar informações: http://interside.blogspot.com.br/p/contato.html