Configurar um DVR, ou stand-alone, para ser acessado remotamente não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para quem não tem nenhuma experiência segue abaixo um tutorial passo a passo de como configurar seu stand-alone para ver suas câmeras de qualquer lugar que tenha acesso a internet.
1º Passo: Verificar as informações da sua rede
Clique em iniciar > executar > digite CMD e de enter.
No Prompt de Comando que abriu digite ipconfig e de enter.
Anote as seguintes informações para uso posterior:
- Máscara de sub-rede
- Gateway padrão
2º Passo: Configurar o stand-alone (acesso interno e externo)
Como há vários modelos o caminho para configurar cada DVR pode variar, mas a premissa é a mesma.
Menu > Advance > Network
Em Network Type, de O.k em Static e coloque as informações que pegou do computador.
IP: De sua preferência. ( Exemplo: 10.0.0.120)
Gateway: 10.0.0.1
Netmask: 255.255.255.0
Volte para o Menu Network.
DNS: 10.0.0.1 (o mesmo do gateway)
Port: É a porta para acessar seu DVR. Neste exemplo eu vou usar a porta 1227, mas você pode usar os números de sua escolha.
Obs.: Se o que você quer é o acesso interno, que da para visualizar as câmeras de qualquer computador ou dispositivo que esteja conectado a sua rede interna, já esta feito não precisa configurar mais nada. Para visualizar as câmeras basta entrar no seu navegador de internet e entrar no seguinte endereço: http://ip-stand-alone:porta (Ex: http://192.168.0.120:1227)
3º Passo: Fixar IP externo
Em quase todos serviços de internet disponíveis o nosso IP externo não é fixo, e sim dinâmico, ou seja toda vez que seu roteador é desligado ou desconectado a próxima fez que ele se conectar com seu serviço de internet será com um IP diferente. Aí esta o problema, para acessar o stand-alone nos precisamos saber o IP externo atual da rede que ele esta conectado, já que não é viável ir ao local onde o stand-alone esta fisicamente para conferir o endereço IP toda vez que o roteador é desligado nos iremos usar um serviço que atualize o IP automaticamente.
Os dois mais usados são o No-IP e o DynDNS, os dois são pagos mas o No-IP tem a possibilidade de atualizar gratuitamente até três IPs por conta, por este motivo eu vou usar o No-IP para demonstração, mas nos dois a configuração é basicamente a mesma.
Primeiramente crie uma conta no No-IP, após isso entre na conta criada e clique em “Add Host”.
Na próxima pagina escolha o “Hostname” que usara para acessar seu DVR, não altere mais nada e clique em “Add Host” no final da página.
Pronto seu hostname está criado.
4º Passo: Configurar o roteador:
Agora o que vamos fazer é fixar o IP e a porta do stand-alone. O roteador que estou usando nesse tutorial é o “WRN 240” da Intelbras, mas a configuração é basicamente a mesma para qualquer roteador.
Primeiramente você vai em Redirecionamento > Servidor Virtual > Adicionar
Coloque as informações do DVR e clique em salvar.
Após salvar, a porta e IP que você configurou irão aparecer assim:
Algumas pessoas preferem fazer a liberação de portas pelo DMZ, como será demostrado abaixo, mas ao habilitar o DMZ no seu modem ou roteador, você estará comprometendo a segurança do seu dispositivo. Faça sempre a liberação das portas manualmente, como demostrado acima..
Em segurança de computadores, uma DMZ ou zona desmilitarizada (do inglês demilitarized zone ou DMZ), também conhecida como rede de perímetro, é uma sub-rede física ou lógica que contém e expõe serviços de fronteira externa de uma organização a uma rede maior e não confiável, normalmente a Internet. Quaisquer dispositivos situados nesta área, isto é, entre a rede confiável (geralmente a rede privada local) e a rede não confiável (geralmente a Internet), está na zona desmilitarizada.
Redirecionamento > DMZ > Selecione ativar, coloque o IP do DVR e salve.
O próximo passo é configurar o roteador para atualizar automaticamente o IP da sua rede na sua conta do NO-IP.
Vá em DNS Dinâmico, coloque as informações da sua conta e o hostname/domínio que você criou, clique em entrar. Depois que o “Status da Conexão” estiver como “Conectado!” clique em salvar.
É isso, agora você pode ver suas câmeras de qualquer lugar do mundo.
Se tiver dúvidas ou sugestões deixe nos comentários.
321 Comentários
"Anônimo", a maioria dos DVR têm portas diferentes para o acesso pelo browser e o acesso por celular.
Tem que configurar as duas portas no DVR e no roteador.
Cardoso, ou seja esse aparelho faz o inverso do que precisaria e resumindo não serviria a não ser que o DVR fosse WiFi. Foi isso que me explicou ?
Abs
Tenho um DVR H.264, faço acesso remoto do mesmo pelo browser, mas descobri que para acesso pelo celular é necessário o uso de roteador. Com esse seu passo a passo de instalação do roteador eu conseguirei acessar via celular com apk instalado? ou ainda necessitarei de alguma configuração a mais?
Edmond, pelo que parece esse aparelho pega WiFi, transmite por Wifi e pega cabo e transfere para wifi.
Ele não pega wifi e transmite por cabo.
Deus do ceu querem me cobrar 250,00 para configurar o meu dvr, favor alguem me ajude: face book: https://www.facebook.com/guto.maluquinho?fref=ts
Cardoso então o aparelho que citei no post não faz isso ?
Bom dia Edmond!
A diferença entre o repetidor e o amplificador é que normalmente o amplificador só pega o sinal de WiFi, amplifica e distribui novamente por WiFi. E provavelmente esse DVR não tem a opção de conectar por WiFI.
Uma boa opção é comprar um roteador com a opção de "repetidor universal" e instala-lo perto do DVR. Assim ele vai pegar o sinal do WiFi e passar para o DVR por cabo. Esse tipo de roteador você encontra até por menos de R$70,00.
Qualquer duvida estamos ai.
Um abraço.
Olá Cardoso e pessoal, essa é minha primeira postagem nesse blog pois foi aqui que estou achando as respostas que preciso.
Meu problema é o seguinte:
Meu irmão mudou de apartamento e havia contratado uma pessoa para instalar câmeras pelo apartamento (por causa dos meus sobrinhos, para poder ver remotamente como se comporta a pessoa que cuida dos pequenos). Muito bem, ele chegou a instalar as câmeras (um total de 3 ou 4 pelo apto) e fez todo o cabeamento que chegam atrás do DVR, ou seja as câmeras estão cabeadas diretas até o DVR. Porém como minha cunhada e meu irmão não foram com o jeito da pessoa, me pediram que desse prosseguimento na instalação de tudo.
A primeira coisa que fiz antes de mexer no DVR, foi desabilitar o WiFi do modem da Net (que o sinal estava horrível) e passar a Wan para o Roteador para que ele enviasse o sinal WiFi para a o apto. O Roteador é um D-link DIR-645. Fiz e deu tudo certo e o alcance do sinal está pegando no apartamento inteiro.
O problema: Ele quer agora ligar o DVR e colocar para funcionar as câmeras, mas o DVR está longe do roteador e ele não quer passar cabos. O cara que estava instalando disse que iria precisar de um Amplificador de sinal, aqueles que ligam na tomada que eu "suponho"que seja tipo esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557356616-repetidor-extensor-wifi-amplificador-sinal-preto-wireles2013-_JM
Então minha dúvida é, qual a diferença entre repetidor e amplificador já que esse aparelhinho faz as duas coisas. Outra coisa, eu terei que ligar um RJ45 do DVR nesse aparelho para poder pegar o sinal do roteador ? Isso está correto ?
A princípio minhas dúvidas são essas por enquanto.
Conto com a ajuda dos colegas.
Abs
Junior
Marquinhos, tenta usar o plugin no firefox. Assim que puder eu entro no skype para agente conversar.
Engel, você vai ter que pedir para o técnico da sua rede direcionar as portas para o seu IP. E tenta configurar o No-IP no seu DVR, e tirar do roteador.
Depois que o técnico direcionar as portas para seu IP e você configurar as portas no seu roteador direcionando para o DVR, você vai ter que testar as portas. Segue o link de um site para testar portas abertas: http://ping.eu/port-chk/