Vejo muita gente confundindo DDNS com “acesso remoto”, achando que é só configurar o domínio DDNS que o acesso vai funcionar automaticamente, sem saber sua verdadeira função. Então vamos entender o que é DDNS e para que ele serve.
O que é DNS – Domain Name System
Quando um computador se comunica com outro na Internet, para acessar uma página Web, enviar um e-mail ou mandar uma mensagem instantânea, ele precisa saber o endereço do computador com o qual irá se comunicar. Esse endereço é chamado de endereço IP e é formado por quatro octetos, separados por pontos e representados no formato decimal como, por exemplo: 192.168.1.3.
Esses endereços numéricos são processados facilmente pelos computadores, roteadores e sistemas de rede, mas são muito difíceis de serem memorizados por nós. Para facilitar a nossa vida, foi inventado o DNS, que é um sistema que traduz um nome em um endereço IP, facilitando o nosso uso e memorização. Afinal, é muito mais fácil lembrar o endereço www.google.com, do que um conjunto de números como 173.194.42.178.
Endereço de IP dinâmico
Quando contratamos um serviço de internet, a maioria dos provedores disponibilizam um IP Real, também conhecido como IP Externo, para cada usuário. O IP Real é visível por qualquer outro dispositivo na internet, ao contrario do IP Inválido. O IP Inválido não pode ser acessado por dispositivos fora da rede interna. Normalmente os IPs Inválidos têm os prefixos 10., 192.168. e 172.16 até 172.31.
O problema é que o IP Real, disponibilizado pelos provedores, não é Fixo. Então, toda vez que o modem/roteador é desligado, ou quando a conexão com a internet é interrompida, o IP Real muda. Dessa forma fica impossível fornecer serviços usando estes endereços, visto que cada vez que o endereço muda o serviço precisa ser reconfigurado. Para resolver esse problema nós usamos o DDNS.
O que é DDNS
O DDNS é um complemento para o sistema DNS. Ele cria um nome de endereço fixo, que passa a representar o endereço IP do usuário, mesmo que o endereço IP mude o endereço DDNS vai continuar o mesmo. Assim, se você criar o endereço DDNS ‘cameras.dyndns.org’, para representar seu IP Real, mesmo que o endereço IP mude, o endereço DDNS será sempre o mesmo.
Os serviços de DDNS mais usados são o No-IP e DynDNS, os dois são pagos mas o No-IP tem a possibilidade de atualizar gratuitamente até três IPs. Depois de criado o hostname, você pode configurar o DDNS diretamente no modem/roteador, DVR, câmera IP, ou no computador usando uma programa conhecido como “cliente DDNS”.
Veja aqui, como criar DDNS grátis: forum.interside.org/showthread.php?tid=7